• Eng. Fábio Sobral

Os 10 prédios mais altos do mundo



Quanto mais as tecnologias e o aumento populacional avançam, mais nos deparamos com diversos prédios e arranha-céus pelo mundo afora. Mas você já parou pra pensar que existem inúmeras construções consideradas as mais altas do mundo? A maioria desses edifícios impressionam não só pela altura, mas também por sua arquitetura e estrutura utilizados, mas isso é assunto para outro post, pois hoje vamos mostrar pra você quais são os 10 prédios mais altos do mundo!



10- Taipei 101



Inaugurado em Dezembro de 2004, o Taipei era considerado o mais alto dessa lista até 2010 e agora ele ocupa nossa 10° posição. Localizado em Taiwan, na cidade de Taipei, o monumento chega a medir 508 metros de altura, com 101 andares e foi projetado pelo taiwanês C. Y. Lee.

Como qualquer arranha-céu, em dias de grandes ventanias, é comum a estrutura "balançar", por isso, o arquiteto criou um amortecedor de massas com uma esfera de 5,5 metros e 660 toneladas que fica localizado no topo, permitindo que o edifício resista a ventos de até 450 km/h.


9- CITIC Tower



Nosso 9° lugar, fica localizado em Pequim, na China, o CITIC Tower conta com 109 andares e 527,7 metro de altura, sendo considerado o edifício mais alto da cidade e o quinto mais alto do país. Ele foi projetado pelos arquitetos Kohn Pedersen Fox e Farrells, que apostaram em uma fachada curva e espelhada, uma outra curiosidade é que este edifício levou 8 anos para ser concluído, tendo sua inauguração oficial somente em 2018.


8- Tianjin CTF Finance Centre



Também localizado na China, porém na cidade de Tianjin, o CTF Finance Centre foi inaugurado em 2019 e é considerado o terceiro prédio mais alto do país. Ele possui 530 metros e 97 andares, sendo ocupados por um hotel 5 estrelas com 350 quartos, escritórios e apartamentos de luxo.

Ele foi projetado pelo escritório de arquitetura SOM e tem esse formato que lembra um foguete justamente para proteger contra as forças do vento.


7- Guangzhou CTF Finance Centre



Situado em Guangzhou na China, o edifício Guangzhou CTF Finance Centre reúne apartamentos, escritórios e um hotel que possui 251 quartos, além de um shopping center, distribuídos em seus 111 andares e 530 metros de altura. O projeto foi elaborado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox e inaugurado em outubro de 2016.


6- One World Trade Center



Mais conhecido como WTC1, One World Trade Center está localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Sua estrutura conta com 541,3 metros, 94 andares e foi inaugurado após os atentados de 11 de setembro. Ele foi projetado pelo escritório SOM, como já vimos na 8° posição, sendo considerado um dos mais caros a serem construídos.


5- Lotte World Tower



Com 554,5 metros e 123 andares, o Lotte World Tower foi inaugurado em 3 de abril de 2017, após 3 anos de preparação e planejamento. Localizado em Seul, na Coréia do Sul, o edifício teve seu projeto elaborado pelo grupo Kohn Pedersen Fox e atualmente, abriga um luxuoso hotel, comércios e um pavimento de escritórios.


4- Ping An Finance Center



Sendo destaque devido a sua impressionante altura em relação aos prédios ao redor, o Ping An Finance Center pode ser encontrado em Shenzhen, também na China.

Sua conclusão se deu no ano de 2017, sendo o 4° maior do mundo e segundo maior da China, possuindo 599,1 metros de altura e 115 andares ocupado somente por escritórios.


3- Makkah Royal Clock Tower



Saindo um pouco da China, nos deparamos com o Makkah Royal Clock Tower que possui impressionantes 601 metros de altura e 120 andares, e pertence à cidade de Meca na Arábia Saudita.

O gigante edifício foi construído pelo Saudi Binladin Group e faz parte do complexo de arranha-céus Abraj Al Bait Towers, que contém um luxuoso hotel, o Hotel Makkah Clock Royal Tower; um shopping; um museu islâmico e uma grande sala de orações.


2- Shangai Tower



O nosso segundo lugar, situa-se em Xangai, na China e projetado pela empresa de arquitetura Gensler e teve sua inauguração em 2015. O edifício possui 632 metros de altura e 127 andares, ocupando uma área de 380 mil metros quadrados. Além de luxuoso e moderno, o prédio possui um deque de observação a 562 metros de altura, além de contemplar escritórios, comércios, locais de entretenimento, centro de conferências, hotéis de luxo e até uma piscina.


1- Burj Khalifa